quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qual o sentido?

Nas famílias formadoras de preconceitos de gênero é comum educarem filhas diferente do modo como educam filhos.
Qual o sentido de educar meninos de modo que eles acreditem que podem tudo, que é bonito homem ficar com muitas mulheres, etc enquanto educa-se as filhas de modo a reprimir muitas das suas vontades, acreditar que mulher tem de ser fiel e monogâmica, mulher não pode isso, mulher não pode aquilo...
Pense bem... Sua filha seria feliz se escolhesse casar com um homem cuja educação foi igual à que você deu ao seu filho? Especialmente no caso das famílias que educam dessa forma que citei, qual a chance de a filha ser feliz num relacionamento onde ela não pode nada e o marido pode tudo e ela tem de aguentar caladinha?
Já parou pra se questionar esse tipo de coisa?
Mesmo que você tenha educado seus filhos de uma forma igualitária (coisa rara), certamente conhece pessoas que educam seus filhos desta forma. Que tal fazer essas perguntas a essas pessoas? Que tal fazê-las pensar um pouco nas consequências de seus atos?
Talvez a maioria faça isso apenas copiando o modelo de criação que recebeu das mães ou o que vê as amigas fazendo, mas é hora de botar os neurônios pra funcionar e pensar nas profundas consequências dessas escolhas sem pensar para o futuro dos seus filhos e da sociedade como um todo.
Você não pode educar os filhos dos outros mas pode fazer os pais repensarem a forma como educam seus filhos. E, com esse pequeno gesto, pode colaborar por uma sociedade mais justa, mais igualitária e onde as mulheres sejam mais respeitadas.

Abraço

Vanessa Versiani
Criadora do projeto Belle Farfalle
vanessaversiani@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Quer dizer que tenho que educar minha filha para que ela seja pegadora?

    ResponderExcluir
  2. Vc tem outras opções. O importante é que se eduque os filhos de modo que meninos cresçam respeitando mulheres e mulheres sejam livres para fazer suas escolhas e ver o mundo como ele é e não como um conto de fadas onde elas devem esperar pelo príncipe encantado.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br