sexta-feira, 23 de julho de 2010

Rilke e a igualdade


(…) Por certo, as mulheres, em quem a vida se detém, permanece e mora de um modo mais imediato, mais fecundo, mais confiado, devem ter-se tornado seres mais maduros e mais humanos do que os homens. Este, além de leviano – por não o obrigar o peso de nenhum fruto das suas entranhas a descer sob a superfície da vida – é também vaidoso, presunçoso, confuso, e menospreza, na realidade, a quem crê amar…Esta mais profunda humanidade da mulher, consumada entre sofrimentos e humilhações, sairá à luz e virá a resplandecer quando as mudanças e transformações da sua condição externa se houver desprendido e libertado dos convencionalismos alheios ao meramente feminino. Os homens, aqueles que não pressintam esse advento, sentir-se-ão surpreendidos e vencidos. Chegará um dia, que indubitáveis sinais percursores anunciam já de um modo eloquente e brilhante, sobretudo nos países nórdicos, em que aparecerá a mulher cujo nome já não significará apenas algo oposto ao homem, mas sim algo próprio, independente. Nada que faça pensar num complemento ou limite, senão sómente em vida e em ser: o Humano feminino”.
Este avanço (no início muito contra a vontade dos homens deixados para trás) vai transformar a experiência do amor, que é agora preenchida com o erro, ele vai mudar a partir do zero, e remodelá-lo em um relacionamento que está para ser entre um ser humano e outro, não aquela que flui de homem para mulher. E esse amor mais humano (que irá satisfazer-se com consideração e infinita doçura, bondade e clareza na ligação e liberação) será semelhante o que estamos preparando agora penosamente e com grande luta: o amor, que consiste no seguinte: as duas solidões proteger e unir e agradecer uns aos outros.
(Rilke, “Cartas a Um Jovem Poeta”, sétima carta, de 14 de Maio de 1904)


Esta carta foi escrita em 1904!!! Fazem mais de cem anos! E tal igualdade aqui em nosso país está ainda distante de ser real. Assim como os modelos mentais de relacionamentos.

Até quando?




Vanessa Versiani
Criadora do projeto Belle Farfalle
vanessaversiani@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br